Camarão Nobre, linguiças refinadas
Procedimentos na fabricação da linguiça do Camarão Nobre
Selecionamos fornecedores com certificados na produção
Fornecedores com o Sistema IQF
Adquirimos o filé de camarão dos fornecedores que possuam o sistema de congelamento IQF – Individually Quick Frozen ou Congelamento Rápido. Essa exigência resulta em excepcional qualidade na fabricação das linguiças de camarões, além de preservar grande quantidade do sabor e do aroma.
No processo IQF, não há excesso de água
Todos nós já compramos camarões congelado em mercados e feiras livres e percebeu um produto com muito gelo e água, ou seja, pagou caro por um volume menor de camarões, devido a água incorporada.
Camarão fresco no Isopor e gelo
Portanto, esse processo de camarão exposto em isopor e gelo, acreditava-se que dessa forma garantiria o frescor na fabricação da linguiça de camarão, mas na verdade, é muito destrutivo à cadeia de frio e no controle de temperatura necessária para se manter as propriedades organolépticas do camarão.
Processo de decomposição
De acordo com a legislação do Ministério da Agricultura, o camarão realmente fresco é o que garante a cadeia de frio desde o momento que ele morre, não podendo ultrapassar os 4 graus.
Se isso ocorrer, o camarão inicia-se o seu processo de decomposição.
Nós do "Camarão Nobre", trabalhamos para manter o ideal PH de 7,85 e o indicador de ácidos totais de até 30mg por 100g de tecido de camarão.
Camarão fresco X Camarão congelado
O camarão fresco normalmente possui elevado teor de água "incorporada". O cliente estará pagando uma parte de água ,pelo preço do camarão.
O camarão fresco dura somente 5 dias, após esse tempo, o mesmo começa a se deteriorar, por isso a necessidade do controle correto da cadeia de frio.
Sem água incorporada
O camarão fresco, quando cozido, reduz muito o seu tamanho - perde a água que foi incorporada.
Juntamente com a água perdida no cozimento, vai o sabor.
Já o camarão congelado, adquiridos de fornecedores que adotam o IQF, (congelamento rápido), não possui água incorporada.
Só trabalhamos com fornecedores com IQF certificados.
Primeiro, porque elimina o inconveniente de ter que descongelar blocos de produto congelado e permite a divisão e dosagem em porções, não sendo necessário descongelar todo o produto de uma vez.
Dicas importantes
Uma vez descongelada, a linguiça de camarão readquire todas as características do camarão fresco, como se ele tivesse sido pescado há cerca de 3 horas.
Baixo índice de água incorporada
A Linguiça do Camarão Nobre, por ter menos de 3% de quantidade água incorporada, exceto a água do próprio camarão, possui um sabor inigualável e pouco reduz de tamanho, ao ser cozida ou frita corretamente.
Para paladares exigentes e apurados
Em um fio de óleo quente, a Linguiça do Camarão Nobre, não pode passar de 3 minutos de fritura e virar as linguiças para dourar de forma homogênea.
Dispomos de dois tipos da Linguiça de Camarão Nobre: - Sabor "Alho & Óleo e Sabor "Ervas Finas".
Cada tipo de linguiça tem a inserção do seu apropriado tempero. São condimentos e especiarias, os mais orgânicos possíveis, SEM adição química de conservantes ou realçadores de sabores.
Ao fritar ou cozinhar as linguiças de camarões, dispensa-se adicionar especiarias e temperos, exceto ao seu gosto.
Tempo de cozimento das Linguiças de Camarões
A linguiça de camarão não pode cozinhar por muito tempo porque ela pode ficar borrachuda, assim como a lula e o polvo.
Para isso, encha uma panela com água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque as linguiças de camarões e cozinhe por 2 a 3 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no calor da água por mais 8 minutos. Você perceberá que as linguiças de camarão ficarão rosadas.
Antes, deixe as linguiças de camarões descongelarem naturalmente. Se estiver na geladeira, retire pelo menos 20 minutos antes de começar a cozinhar, para que ele possa voltar à temperatura ambiente. Isso também faz com que ela tenha um cozimento melhor!
Linguiça Camarão Nobre e a Segurança alimentar
O Camarão é um produto muito sensível, avaliarmos cada uma das etapas do processo de fabricação, para que fossem eliminadas as possíveis possibilidades de contaminações.
As avaliações abrangeram todas as fases, desde a seleção criteriosa dos fornecedores dos componentes dos maquinários, dos fornecedores dos filés de camarões, das tripas de colágeno comestíveis certificadas, além dos lacres, as embalagens, o processo à vácuo, para que chegue até a gôndola do distribuidor, com a máxima segurança alimentar.
Controle correto da cadeia de frio
O congelamento do camarão precisa ser um processo rápido, a fim de que a temperatura ultrapasse de 0 a -18 graus em no máximo 2 horas.
Caso isso não ocorra, o camarão iniciará seu processo de decomposição e suas características começam a ser alteradas.
Como armazenar a Linguiça de Camarão
As Linguiças do Camarão Nobre congeladas, quando mantido a -18º graus, duram 01 (um) ano sem perder nenhuma de suas características e qualidade.
Em freezer doméstico, a -4º graus, duram 6 (seis) meses.
Em geladeira doméstica, devam as linguiças de camarões, ficarem na parte mais alta e próximas do congelador, se (+ ou -) a 4º graus, duram 03 (dias), 72 horas. O ideal é o consumo ocorrer no mesmo dia do descongelamento.
O mínimo uso do Vinagre na linguiça de camarão
O vinagre tem uma ação antibacteriana, antisséptica, propriedade desinfetante natural na linguiça de camarão.
Utilizamos uma quantidade mínima muito abaixo da permitida, com teor de compostos fenólicos totais, com média de 516,34 mg mL-1, e atividade antioxidante pelo método ABTS•+, com média 2215,74 µM de Trolox.
A higienização e a eliminação de bactérias estão dentro dos processos rigorosos de controle da qualidade.
O sumo do limão ajuda a eliminar matérias indesejáveis e antioxidante natural para a linguiça de camarão.
O percentual de acidez em ácido cítrico de 6,75% encontra-se dentro dos Padrões de Identidade e Qualidade preconizados pela legislação brasileira que estabelece valor mínimo de 5,0 g de ácido cítrico/100 g.
Na linguiça de camarão, introduzimos a quantidade mínima permitida pela legislação, poucos minutos antes do congelamento da Linguiça de Camarão, inclusive para repor o PH perdido no processo de fabricação da Linguiça.
Não cometa erros ao temperar o camarão com limão.
O sumo do limão não pode ser inserido diretamente na fabricação da linguiça de camarão. Nossos estudos apresentaram se inserido o sumo antes, o ácido irá iniciar o processo de cozinhar o camarão.
Todos condimentos e especiarias são cuidadosamente estudados e testados por nós e inseridos na medida exata, sem alterar o sabor e para que não interfira no paladar.